Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho
Casa da Vila de Vinhais
Acabas de entrar num pequeno pedaço da história Vinhais. Os muros que suportam esta casa foram construídos para defender o antigo Castelo da Vila.
De carácter senhorial e estilo palaciano, pertenceu a uma pessoa muito influente na ditadura de Salazar Tenente Horácio de Assis Gonçalves, Secretário do Chefe de Estado, que aqui edificou o seu próprio "castelo".
Neste espaço abre-se uma janela para o Parque Natural de Montesinho. As muralhas defendem agora a vida estado puro, ajudando a compreender os valores naturais que fazem do Parque um lugar onde poderás misturar-te com a natureza.
No 1.° piso foi instalado o Centro de Interpretação Parque Natural de Montesinho. A criação do guião museológico resulta em cinco blocos de conteúdos:
Recepção/Casa da Vila - o primeiro espaço com o qual o público se encontra e onde lhe são dadas as boas-vindas ao Centro de Interpretação. Aqui se obtêm informações sobre a história e usos do próprio edifício.
Cooperação e sustentabilidade - apresentadas através de um audiovisual de texturas e uma breve locução vinculados ao património cultural, antropológico e histórico da região e ao património natural do PNM.
Exposições Temporárias - sala para realização de exposições de temas variados.
Vinhais, Terra de Homens - painéis, ilustrações e imagem dão a conhecer, com maior profundidade, a história do concelho de Vinhais.
Montesinho, a natureza de uma terra-numa primeira sala, suportes expositivos e interactivos ajudam o visitante a conhecer a actual legislação do património natural, a situar-se no PNM e a perceber o clima e relevo. Um suporte expositivo mostra elementos representativos dos biótopos apresentados. Na sala seguinte são apresentadas as espécies de fauna e flora mais destacadas do PNM, através de suportes expositivos e de quatro monólïtos que associam som e imagem.
No piso inferior foi instalada uma pequena biblioteca e uma sala de estudo, onde é possível aceder às novas tecnologias de informação, uma cafetaria e um pequeno auditório. Daqui é feito o acesso aos jardins da Casa da Vila onde existe uma capela, numa das torres do Castelo da Vila, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.





Galeria de imagens do Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho
PRIMEIRO PISO:
Recepção/Casa da Vila
Cooperação e Sustentabilidade
Exposições Temporárias
Vinhais, Terra e Homens
Montesinho, A Natureza de uma Terra (Flora e Fauna)
RÉS DO CHÃO:
Biblioteca
Sala de Leitura
Cafetaria Auditório
CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO
CASA DA VILA em VINHAIS
Centro Histórico de Vinhais
5320-272 Vinhais
Telefone: 273 771 416
Horário: Terça-feira a Domingo
9.00-12.30 / 14.00 – 17.30






